terça-feira, 1 de outubro de 2013

Pacotão: exe não abre, vírus clássico e pessoas conectadas no PC

O primeiro pacotão de março de 2011, aqui da coluna Segurança Digital do G1, chega trazendo mais respostas a dúvidas deixadas pelos leitores. As questões de hoje envolvem os seguintes temas: o que pode fazer com que nenhum arquivo .exe execute? Vírus clássicos estão mesmo extintos? Por que, ao desligar o computador, uma mensagem afirmando que há “outras pessoas conectadas” aparece? Confira!
Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc), vá até o fim da reportagem e utilize a seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras.

Saiba como age o vírus que invadiu usinas nucleares no Irã e na Índia

Stuxnet usou brecha grave no Windows para infectar sistemas eletrônicos.

De origem desconhecida, praga virtual tem remoção difícil.

Altieres RohrEspecial para o G1
Imagem de arquivo da agência iraniana Isna mostra a primeira usina atômica do Irã, BushehrImagem de arquivo da agência iraniana Isna mostra
a primeira usina atômica do Irã, Bushehr (Foto: AP)
O ataque mais sofisticado já realizado. É dessa forma que pode ser resumido o Stuxnet, um vírus para computadores cujas origens são desconhecidas, mas especula-se que tenha sido obra de um governo. A praga não tem o intuito de roubar dados bancários ou exibir anúncios. Na verdade, ela ataca sistemas usados no controle de equipamentos industriais, e teria chegado a infectar sistemas usados em instalações nucleares do Irã e da Índia.
Para conseguir essa façanha, o vírus utilizou brechas graves e antes desconhecidas no Windows, impedindo que qualquer proteção fosse capaz de pará-lo. Agora, pesquisadores estão descobrindo que ele também é bem difícil de ser removido.

Pacotão: exe não abre, vírus clássico e pessoas conectadas no PC

O primeiro pacotão de março de 2011, aqui da coluna Segurança Digital do  G1 , chega trazendo mais respostas a dúvidas deixadas pelos leito...